Marcos Karan é de Recife, compositor, escritor, músico e cantor.No ramo da música há 9 anos, apresenta seu trabalho Sociedade Alternativa (Flores e espinhos).
Canções (algumas de sua adolescência) que retratam muita ironia e não deixam de lado o cunho político-social.
Iniciado em meados de 2008, o projeto, que conta com a participação imprescindível de amigos e bons músicos, não tinha-se a pretensão de alcançar a revelação à música dessa forma, nessa forma. Começou-se na casa de um grande amigo, o Marcone, e dali para algumas rádios e para o público.
Natural de Recife, o poeta-cantor e compositor herdou a veia artística de sua família. Ele é filho de um grande violonista e maestro reconhecido no Brasil, Bozó 7 Cordas, e da corista Uedja Carmen; sobrinho de Nuca e Eriberto que são autores de grandes frevos e canções no cenário pernambucano; e primo do violonista Vinícius Sarmento, da Banda Seu Chico.
Emerson Sarmento iniciou sua carreira na música muito jovem, aos 16 anos, como letrista e vocalista de uma banda de rock estilo oitentista chamada Anarquia89, na qual também iniciou a parceria musical com seu irmão mais novo, Elton Sarmento. Juntos fizeram várias canções. Mesmo com o término da banda, continuaram a compor, misturando ritmos e temas. Aos 17 anos, ingressou no Conservatório Pernambucano de Música onde estudou canto erudito por 2 anos.
Com a poesia, Emerson ganhou 4 concursos nacionais: dois promovidospelo Vale das Sombras (Minas Gerais), um pelo Turba Literária (São Paulo) e outro pelo OrkutTv, canal aberto de São Paulo, além de saraus ocorridos em Natal. Seus poemas são notoriamente aclamados e aplaudidos.
Atualmente, Emerson Sarmento vem desenvolvendo também um projeto solo em parceira com seu pai. Inclusive, a primeira música deles foi classificada no Festival de Músicas Carnavalescas, com interpretação de Geraldo Maia. A estreia solo de Emerson foi no Clube do Samba do Recife ao lado de grandes sambistas locais, entre eles Karynna Spinelli (também diretora do evento). Além disso, ele já se apresentou na Torre Malakoff, no Encontro Percussivo, do Teatro de Santa Isabel, entre outros eventos.
Agora, ele se apresenta com sua banda e um repertório com canções autoraisque permeiam o universo do samba e da música popular brasileira. Em 2011, lançou o projeto “Sambando na Saudade” na Livraria Cultura dividindo o palco com artistas como Geraldo Maia, Publius e Rodrigo Samico, no mesmo festival que tocou Rabecado e Moraes Moreira; e prepara seu EP também com participação do pianista Vitor Araújo.
Criada em 2008, a banda já passou por várias formações diferentes até a atual.
Começou como uma banda de Maracatu(Maracatu das Raízes Atômicas) Fundada por Breno, Wagner e Piettro.O som que tentamos fazer atualmente, é altamente influenciado pelas nossas próprias vidas.O que dita o ritmo são nossas perspectivas,vivendo numa metrópole como Recife.Maraat acima de tudo, é um grupo de amigos, que gostam de compartilhar idéias e sons juntos.
Não há como padronizar um só estilo para a banda, assim por dizer, cada musica é um universo diferente, é uma historia, um momento, uma crítica, ou até um amor.
Na prática a banda mistura alguns tipos de ritmos ,como: Côco de roda,Samba,embolada,Frevo de rua,Musica Eletrônica,Funky,Rock,Maracatu e outras coisas.
A unica certeza que temos é que somos Brasileiros e não temos vergonha de adimitir nossos berços.
A Pernambucana Ylana, cresceu em uma famÍlia de músicos e compositores. É uma apreciadora da boa musica. Filha de Nena Queiroga e do Maestro Spok, neta Mêves Gama - cantora consagrada da era de ouro da rádio - e sobrinha de Lula Queiroga. Não é de espantar o talento da cantora. Sua sensibilidade musical passeia pelo Jazz, Bossa Nova, Rock, MPB. Ainda criança, aos 4 anos de idade, já gravava jingles. Mais tarde Participou de um musical chamado Broadway Teen, dirigido pela professora de canto Kelly Benevides. Quando adolescente cantou samba com o grupo A Batucada em bares do Recife. No decorrer da sua carreira trabalhou como backing vocal de alguns artistas, como Elba Ramalho, Andre Rio, Nena Queiroga e a agremiação carnavalesca Bloco das Ilusões. Em 2008 Ylana sobe ao palco do Circo Voador, no Rio de janeiro, para um dueto com o cantor China interpretando a música “Sem Paz”. Ainda em 2008 grava seu primeiro CD solo. Recentemente fez participação no disco de Geraldo Maia, Zé Rocha e de Lula Queiroga. As influências musicais foram diversas, desde de seus familiares, até músicos como Marisa Monte, Cássia Eller, Rosa Passos, Ellis Regina, Maria Betânia,Caetano Veloso, Gil, Chico Buarque,Céu, Corine Bayle, Beatles.. Assim a cantora se diz realizada por cantar tudo que a emociona. Dona de estilo próprio, com uma voz doce e carregada de emoção, grava seu primeiro cd, com a ajuda de seu irmão e também produtor musical, Yuri Queiroga. O CD possui um repertório especial com musicas pernambucanas de compositores de várias gerações como Capiba, Alceu Valença, China e Yuri Queiroga. O primeiro show solo de Ylana aconteceu no Abril Pro Rock em 2010, em grande estilo. Um show emocionante onde foi acompanhada por grandes músicos pernambucanos, liderados por seu pai, Maestro Spok e o irmão Yuri Queiroga.
Espaço criado para a cena musical de Pernambuco.Inspiração total no Movimento Mangue e toda aquela revolução musical que aconteceu em Recife.Vendo como anda a cena,surge a nescessidade de um espaço para reunir toda essa revolução em constante produção.É onde surge o Pernambuco há de ouvir.Com a missão de fazer o pernambucano se ouvir.
Chico Science deu o primeiro passo nos anos 90 e de lá até aqui,Pernambuco se consolidou como um das cenas mais fortes do país.Não precisamos de pesquisas para nos mostrar isso não!!!
Basta olhar para dentro!!
Seguinte:
-Tem ou conheçe,bandas,projetos musicais que façam parte do cenario indepedente e alternativo que Pernambuco produz??
É só mandar um email com foto,release,video,todos os links de divulgação(Myspace,Site,blog,Facebook...) e uma música para se posta no soundCloud do Blog.
Socialize,compartilhe e celebrai!!
Email: Pernambucovaiouvir@gmail.com
"Pernambuco há de ouvir o que faz e o que produz"