quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pernambuco Há de Ouvir...Emerson Sarmento


Natural de Recife, o poeta-cantor e compositor herdou a veia artística de sua família. Ele é filho de um grande violonista e maestro reconhecido no Brasil, Bozó 7 Cordas, e da corista Uedja Carmen; sobrinho de Nuca e Eriberto que são autores de grandes frevos e canções no cenário pernambucano; e primo do violonista Vinícius Sarmento, da Banda Seu Chico.
            Emerson Sarmento iniciou sua carreira na música muito jovem, aos 16 anos, como letrista e vocalista de uma banda de rock estilo oitentista chamada Anarquia89, na qual também iniciou a parceria musical com seu irmão mais novo, Elton Sarmento. Juntos fizeram várias canções. Mesmo com o término da banda, continuaram a compor, misturando ritmos e temas. Aos 17 anos, ingressou no Conservatório Pernambucano de Música onde estudou canto erudito por 2 anos.
            Com a poesia, Emerson ganhou 4 concursos nacionais: dois promovidos  pelo Vale das Sombras (Minas Gerais), um pelo Turba Literária (São Paulo) e  outro pelo OrkutTv, canal aberto de São Paulo, além de saraus ocorridos em Natal. Seus poemas são notoriamente aclamados e aplaudidos.
            Atualmente, Emerson Sarmento vem desenvolvendo também um projeto solo em parceira com seu pai. Inclusive, a primeira música deles foi classificada no Festival de Músicas Carnavalescas, com interpretação de Geraldo Maia. A estreia solo de Emerson foi no Clube do Samba do Recife ao lado de grandes sambistas locais, entre eles Karynna Spinelli (também diretora do evento). Além disso, ele já se apresentou na Torre Malakoff, no Encontro Percussivo, do Teatro de Santa Isabel, entre outros eventos.
            Agora, ele se apresenta com sua banda e um repertório com canções autorais  que permeiam o universo do samba e da música popular brasileira. Em 2011, lançou o projeto “Sambando na Saudade” na Livraria Cultura dividindo o palco com artistas como Geraldo Maia, Publius e Rodrigo Samico, no mesmo festival que tocou Rabecado e Moraes Moreira; e prepara seu EP também com participação do pianista Vitor Araújo.




Emerson Sarmento
Portal Pernambuco Nação Cultural:  http://www.nacaocultural.pe.gov.br/emersonsarmento

5 comentários:

  1. Muito bom o som de Emerson Sarmento. Novo no ramo da música, mas percebe-se que vai longe com todo seu talento. Recomendo trilhões de vezes.

    Renata Moura

    ResponderExcluir
  2. O cara se garante, além de gente boa pra caramba, canta música de primeira classe. É a referencia musical de Recife que todo mundo tava esperando!super recomendado!

    ResponderExcluir
  3. Vem do berço, tá no sangue e ninguém pode questionar. Pernambuco ha de ouvir e se apaixonar. Como amiga da família tenho sempre essa joia por perto e nada é mais prazeroso do que Sambar na Saudade ao lado do Sarmento.
    E vem muito mais por ai, aguardem que o encantamento só vai aumentar e a musicalidade de Emerson Sarmento tomará os quatro cantos de Pernambuco. Salve salve Varandagem! Thereza Mayenne Freitas

    ResponderExcluir
  4. Não nega o talento da família. Sucesso!

    ResponderExcluir

 
http://quilombosdigitais.blogspot.com/